sexta-feira, 25 de maio de 2007

A importância de Saturno na mitologia grega

Antes de mais, Saturno não é apenas o pai de Júpiter, o deus destronado e acorrentado por este no Tártaro. Há referênciase em Hesíodo e de Píndaro que Saturno impera na "Ilha dos Bem Aventurados", sítio onde a alma dos justos "se vão da lei da Morte libertando".

Para Hesíodo, os homens e mulheres da "raça dos heróis" escaparam da negra Morte e foram viver, para sempre felizes, na "Ilha dos Bem Aventurados [...] e entre eles reina Saturno".

Ou seja, como Saturno marcou a "era de ouro" da humanidade, é natural que ele ainda vá regê-la para algum outro sítio.

No entanto, uma referência a este tema que acho interessante vem de Píndaro. Segundo este, um homem haveria de viver e morrer por três vezes, e ser justo, para adentrar nessa visão do paraíso helênico que é a Ilha dos Bem Aventurados, governada por Saturno.

Segundo ele:

"Para aqueles corações que viveram sucessivamente por três vezes sobre a Terra nutridora de homens, e por três vezes desceram à morada do Hades, sem praticarem a injustiça, o destino que Júpiter lhes reserva é um só: irão rapidamente ter ao reino de Saturno, na Ilha dos Bem-aventurados, onde o Zéfiro sobra, doce e refrescante, e a primavera é sem fim [...] Lá, onde Radamanto está sentado à direita do marido de Réia, poderosa deusa cujo trono domina o dos outros imortais".

Pois então Saturno não é apenas o deus primeiro, ele também é aquele vai receber os justos no "templo da suprema Eternidade".

4 comentários:

Amalak Aswad disse...

Olá,

Há erros mitológicos neste artigo. Você meio que misturou Saturno com Cronos, que possuem diferenças de caráter.

http://ancientlinks.blogspot.com.br/2011/01/differences-between-cronus-and-saturn.html


Amalak Aswad disse...

E parabéns pelo blog!
Sempre venho aqui, adoro os Hinos Órficos.

Paulo disse...

Olá Amalak. A semelhança entre Saturno e Cronos é a mesma que a entre Zeus e Jove. Saturno é Cronos. E eu falo isto baseado na iconografia da renascença, particularmente na de Malatesta. Este sujeito entrou em guerra contra o Papa e construí um templo com os antigos deuses em 1400 e pouco, veja sua representação de Saturno:
http://www.anatomyofnorbiton.org/images/saturn-Tempio-Malatestiano-fs.png

Paulo disse...

Porém, se Saturno possui uma face terrível, tem outra boa: é o pai da época de Ouro da humanidade, logo reina no paraíso ( este termo é usado pelos romanos antes de Cristo ;).
"Poxa, como um deus pode ser cruel e bom?" Pode, porque a origem do bem e do mal está nos deuses.