quarta-feira, 6 de junho de 2007

Junho e Juno - segundo Ovídio

"Todos sabem, diz a deusa de alvos braços, que Junho de Juno tem o nome. Será que não é nada ser de Júpiter a esposa, dele a irmã? Não sei do que me orgulho mais: se dele ser meu esposo ou irmão. E se ao aniversário querem considerar, fui a primeira entre todos os numes a fazer de Saturno pai, fui a primeira que o Destino lhe presenteou como herdeira.

"Além do que, Roma antes chamava-se formalmente Saturnia, por causa do meu querido papai. Expulso do céu, veio aqui ter. E como de Saturno fui a primeira, Saturnia me chamam. Se honram na filha o pai, cadê meu mês?

"Mais ainda, se valor há no matrinônio, todos me chamam de esposa do Tronante, e meu templo ao de Júpiter está associado. Não é justo, portanto, que Maio leve o nome de uma concubina de Júpiter, a Maia, e vocês de um mês me recusem a glória. Ora, por que me chamam de Rainha e primeira entre as deusas? Por que colocam na minha mão direita um globo de ouro? Não será agradável que um mês tão luminoso quanto este faça jus ao meu nome de Lucina, a mim própria?"

Ovídio, Fasti, 6,1,100. Como se vê, aliás, Lucina, a deusa que auxilia e vela pelos partos, era a própria Juno. Por outro lado, Lucina está associado à Luz, luminosidade, etc. Juno Luperca, ou Juno na forma da loba que amamentou Rômulo e Remo, também está ligada à luz.

Nenhum comentário: